Concurso INSS: redação não deve ser cobrada para técnicos
Após autarquia levantar a possibilidade de uma redação no concurso INSS, para o cargo de técnico, seleção deve ter apenas provas objetivas.
Eduardo Cortez
7/27/20220 min read
O concurso INSS 2022 deve seguir os moldes da última seleção para o cargo de técnico do seguro social, realizada em 2015. Desta forma, os candidatos realizarão apenas uma prova objetiva, na primeira etapa, ficando de fora assim a possibilidade de aplicação de uma redação.
No entanto, segundo Deodato, o Instituto Nacional do Seguro Social deve seguir os padrões da seleção de 2015, não incluindo assim mais uma prova (redação). O projeto básico do edital do concurso INSS prevê apenas provas objetivas, na primeira etapa. A novidade, porém, será o curso de formação.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
Cargos: técnico do seguro social
Vagas: 1.000
Requisitos: nível médio
Remuneração: aproximadamente R$6,5 mil
Banca: a definir
Previsão de edital: até dezembro de 2022
Concurso INSS terá banca em agosto
Com mil vagas autorizadas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio, o concurso INSS 2022 terá sua banca revelada em agosto. A nova previsão foi dada após a prorrogação do prazo para o término dos trabalhos da comissão responsável por avaliar as propostas das organizadoras.
Agora, a equipe tem mais tempo para avaliar as propostas e decidir pela banca que ficará responsável pelo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social.
Cebraspe é a banca mais desejada pelos candidatos do INSS
Com o novo prazo, a previsão dada pelo INSS se confirma. Conforme a portaria autorizativa do concurso, o edital deve ser publicado até dezembro deste ano.
Pelo projeto básico, as provas deverão ocorrer quatro meses após a publicação do edital. Esse prazo, no entanto, ainda pode ser reduzido para dois meses, como ocorreu com a Receita Federal, que também teve sua seleção autorizada.
Provimento a partir de janeiro, prevê Economia
Com edital previsto para este ano, o concurso INSS pode ter suas provas realizadas ainda neste segundo semestre. Isso porque, segundo o Ministério da Economia, o provimento dos aprovados deve ocorrer já a partir de janeiro de 2023.
Conforme o Ministério da Economia, no caso dos aprovados no concurso da Receita Federal, o provimento das vagas está previsto para acontecer somente a partir de março de 2023. Ou seja, dois meses após o INSS.